figshare
Browse
Processos de patrimonialização e musealização no âmbito do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial desafios e potencialidades para a salvaguarda de bens registrados.pdf (901.97 kB)

Processos de patrimonialização e musealização no âmbito do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial desafios e potencialidades para a salvaguarda de bens registrados

Download (901.97 kB)
Em 2000 o Brasil promulgou o Decreto 3.551, pelo qual foi criado o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI). Ao longo dos 15 anos seguintes, foi possível observar ações de cunho museológico, incluindo criação de museus, vinculadas as políticas implementadas por meio desse programa. Frente a tais dados, o objetivo central deste artigo foi analisar o papel que a proposta de criação do Museu do Samba assume no âmbito da salvaguarda de um bem imaterial registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, visando assim refletir sobre as estratégias de articulação entre os processos de Patrimonialização e de Musealização no âmbito do PNPI (bem como, os desafios e potencialidades). A análise foi elaborada com base em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O estudo apontou que usos e apropriações dos museus e dos processos de musealização podem contribuir no exercício de uma cidadania ativa que reconhece a cultura como um eixo essencial para o desenvolvimento local por meio de ações socioeconômicas e políticas.

Referência eletrônica do artigo:

MENDONÇA, Elizabete de Castro. Processos de patrimonialização e musealização no âmbito do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial: desafios e potencialidades para a salvaguarda de bens registrados (Brasil). In: Seminário patrimônio, museus e desenvolvimento, n. I, 2016, Porto. Ensaios e Práticas em Museologia. Porto: Universidade do Porto, n. 6, 2017, p. 50-66. ISBN: 978-972-8932-82-4. Disponível em: <https://figshare.com/articles/journal_contribution/Processos_de_patrimonializa_o_e_musealiza_o_no_mbito_do_Programa_Nacional_de_Patrim_nio_Imaterial_desafios_e_potencialidades_para_a_salvaguarda_de_bens_registrados/12388943>. Acesso em: [inserir data de consulta].

DOI:10.6084/m9.figshare.12388943

History