figshare
Browse
Além da Cultura Material - Contribuições da Sociologia do Espaço para o Estudo do Patrimônio Arqueológico.pdf (1.64 MB)

Além da Cultura Material: Contribuições da Sociologia do Espaço para o Estudo do Patrimônio Arqueológico

Download (1.64 MB)
Version 2 2020-07-13, 14:19
Version 1 2020-05-29, 14:36
book
posted on 2020-07-13, 14:19 authored by Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Luciana Oliveira Messeder Ballardo, Elizabete de Castro Mendonça
O objetivo principal desse trabalho é trazer reflexões sobre o patrimônio arqueológico, compreendendo-o não apenas como artefatos resgatados que se tornam parte de coleções de museus ou de material de pesquisa em laboratórios de arqueologia, mas também como relações estabelecidas entre os humanos que ocuparam esses espaços em diferentes épocas, inclusive as equipes científicas no trabalho de campo. As leituras relacionadas à Sociologia do espaço serviram de base teórica para as análises das investigações arqueológicas realizadas no Rio Grande do Sul, que resultaram na percepção da interação entre elementos materiais e a forma em que estavam dispostos e as ocupações sociais a partir das organizações espaciais. As contribuições da Sociologia do espaço auxiliam na compreensão das relações dos artefatos entre si, com o grupo social que os elaborou e com os que os pesquisam.

Referência eletrônica do artigo:

BALLARDO, Luciana Oliveira Messeder; MENDONÇA, Elizabete de Castro. Além da cultura material: contribuições da sociologia do espaço para o estudo do patrimônio arqueológico. In: Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, n. VI, 2018, Rio de Janeiro. América Latina e o Mundo Globalizado: crise, perspectivas, alternativas. Rio de Janeiro: Nucleas, 2018, v. 1, ed. 1, p. 1005-1016. Disponível em: <https://figshare.com/articles/Musealiza_o_do_Patrim_nio_Arqueol_gico_reflex_es_sobre_gest_o_de_cole_es/12388904>. Acesso em: [inserir data de consulta].

DOI: 10.6084/m9.figshare.12388904

History