figshare
Browse
TCC Talitha Dester - Coleções de Arte Naif - Um estudo sobre o processo de gestão das coleções do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil.pdf (1.65 MB)

TCC Talitha Dester - Coleções de Arte Naif: Um estudo sobre o processo de gestão das coleções do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil

Download (1.65 MB)
Este trabalho de Conclusão de Curso objetiva realizar uma análise sobre a gestão de coleções no Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, sediado no Rio de Janeiro, através da documentação museológica, apresentando paralelamente um panorama sobre a gestão do museu. Aborda cronologicamente o histórico do processo de concepção, criação e gestão da instituição e a trajetória do colecionador-fundador do museu, o parisiense Lucien Finkelstein, na atuação concomitante no ofício de joallier
e no colecionismo. Têm como recorte temporal desde o início do processo de aquisição dos objetos e formação da coleção na década de 1960, passando pela musealização das coleções dentro do acervo, a abertura da instituição em 1995 e suas atividades e diferentes gestões até o fechamento do museu, em 2016. Apresenta os conceitos de coleção segundo Krzysztof Pomian; musealização, conforme Diana Farjalla Lima, Desvallées e Mairesse e documentação museológica e sistemas, a partir de Helena Dodd Ferrez e Renata Cardozo Padilha. Procura aproximar a coleção das práticas e procedimentos museológicos na conclusão da pertinência em aprofundar os estudos sobre as coleções do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil e seus processos e sistemas de documentação museológica.

Referência eletrônica da monografia:

LIMA, Thalita Guerra Dester Queiroz. Coleções de Arte Naïf: um estudo sobre o processo de gestão das coleções do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil. 2019. 90p. Trabalho de Conclusão de Curso – Escola de Museologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019. Orientadora: Elizabete de Castro Mendonça. Disponível em: <https://figshare.com/articles/thesis/TCC_Talitha_Dester__Cole_es_de_Arte_Naif__Um_estudo_sobre_o_processo_de_gest_o_das_cole_es_do_Museu_Internacional_de_Arte_Naif_do_Brasil/12509963>. Acesso em: [inserir data de consulta].

DOI: 10.6084/m9.figshare.12509963


History