figshare
Browse
scifi Nemmen.pdf (82.25 MB)

Sci-fi na perspectiva de um astrofísico. Slides de apresentação (PDF)

Download (82.25 MB)
presentation
posted on 2019-04-25, 14:03 authored by Rodrigo NemmenRodrigo Nemmen
Apresentação dada pelo Professor Rodrigo Nemmen no evento Encontro de Universos, que aconteceu no IAG USP no dia 24 de Abril de 2019.

Encontro de universos: uma conversa sobre ficção científica


Em que pontos a ciência e a arte literária tangenciam? Esta atividade reunirá um astrofísico e um escritor para dialogar e oferecer diferentes pontos de vista sobre o gênero da ficção científica, no qual a criação artística e a reflexão filosófica tem como ponto de partida descobertas da ciência e as especulações que podem ser elaboradas tendo em mente as revoluções tecnológicas de nosso tempo. A conversa contará com o astrofísico Rodrigo Nemmen, professor no IAG USP, e o escritor Antônio Xerxenesky, doutor em literatura pela FFLCH-USP e autor de vários livros de ficção. Mediação de Eduardo Cypriano.


SOBRE OS PARTICIPANTES

Antônio Xerxenesky é escritor, tradutor e doutorando em Teoria Literária pela FFLCH-USP. É autor de As perguntas e F.


Rodrigo Nemmen é astrofísico, professor do IAG-USP e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Sua pesquisa envolve buracos negros e astrofísica de altas energias.


Eduardo Cypriano é astrofísico, professor do IAG-USP. Sua pesquisa envolve astrofísica extragaláctica e cosmologia observacional.


History