figshare
Browse
peresSugar2003.pdf (312.13 kB)

TB-REPP - Padrões de Processo para a Engenharia Reversa baseado em Transformações

Download (0 kB)
journal contribution
posted on 2012-10-24, 18:49 authored by Vinicius GarciaVinicius Garcia, Alexandre Alvaro, Antonio Francisco do Prado, Valdirene Fontanette, Darley Rosa Peres

PERES, Darley Rosa ; ALVARO, Alexandre ; FONTANETTE, Valdirene ; GARCIA, Vinicius Cardoso ; PRADO, Antonio Francisco Do . TB-REPP - Padrões de Processo para a Engenharia Reversa baseado em Transformações.. In: The Third Latin American Conference on Pattern Languages of Programming (SugarLoafPLoP 2003), 2003, Porto de Galinhas-PE. SugarLoafPLoP 2003 Proceedings, Writers Workshops, 2003. p. 191-215.

Resumo. Engenharia Reversa é uma técnica usada para recuperar a informação dos documentos do software e do seu código fonte, visando obter a sua representação em um alto nível de abstração. Deste modo, fica mais fácil a compreensão do sistema. Considerando que no processo de Reengenharia a Engenharia Reversa é a fase mais problemática, esse artigo propõe um grupo de Padrões de Processo para a Engenharia Reversa Baseada em Transformações (TB-REPP), para obter o projeto do sistema em um alto nível de abstração, assegurando a sua evolução e manutenção, tornando-o mais expressivo e de fácil compreensão.

History