figshare
Browse
Struthioniformes e Paquidermes considerações sobre a musealização do patrimônio arqueológico em instituições de salvaguarda.pdf (493.33 kB)

Struthioniformes e Paquidermes considerações sobre a musealização do patrimônio arqueológico em instituições de salvaguarda

Download (493.33 kB)
Essa investigação é parte da pesquisa de doutorado denominada “Gestão de coleções arqueológicas musealizadas: dos métodos de campo à documentação museológica” vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMUS-UNIRIO) e parte do pressuposto de que a documentação museológica pode colaborar de maneira significativa para a preservação do patrimônio arqueológico. Essa premissa é o ponto de partida para as reflexões sobre as possíveis articulações entre documentação arqueológica e documentação museológica, com o objetivo de discutir um estreitamento na relação entre os processos de musealização e o processo de pesquisa do patrimônio arqueológico, considerando desde aspectos relacionados à pesquisa pré-campo, perpassando pelos trabalhos realizados nas prospecções e escavações, incluindo as informações coletadas e, também, posterior análises dos materiais, até o depósito do material arqueológico em uma instituição. A abordagem metodológica inicia-se a partir dos princípios gerais do processo de musealização para questões específicas relacionadas à documentação museológica do patrimônio arqueológico. Como resultado preliminar, torna-se evidente que o processo de preservação do patrimônio arqueológico, desde a intervenção no sítio até a divulgação das pesquisas, pode ser assistido pelo processo de musealização e, nesse âmbito, as informações advindas da documentação arqueológica muito podem contribuir.

Referência eletrônica do artigo:

BALLARDO, Luciana Oliveira Messeder; MENDONÇA, Elizabete de Castro. Struthioniformes e paquidermes: considerações sobre a musealização do patrimônio arqueológico em instituições de salvaguarda. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX, 2018, Londrina. Anais do XIX Enancib. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, p. 5998-6017. ISSN: 2177-3688. Disponível em: <https://figshare.com/articles/conference_contribution/Struthioniformes_e_Paquidermes_considera_es_sobre_a_musealiza_o_do_patrim_nio_arqueol_gico_em_institui_es_de_salvaguarda/12388817>. Acesso em: [inserir data de consulta].

DOI: 10.6084/m9.figshare.12388817


History

Usage metrics

    Licence

    Exports

    RefWorks
    BibTeX
    Ref. manager
    Endnote
    DataCite
    NLM
    DC