figshare
Browse
Documentação do Patrimônio Imaterial do Esporte - Do Mundial ao Municipal o tombamento do Bola Pesada em Niterói.pdf (594.75 kB)

Documentação do patrimônio imaterial do esporte. Do mundial ao municipal: o tombamento do "Bola Pesada" em Niterói

Download (594.75 kB)
Version 3 2020-06-30, 20:20
Version 2 2020-06-24, 16:14
Version 1 2020-06-18, 18:58
conference contribution
posted on 2020-06-30, 20:20 authored by Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Maria Cristina de A. Mitidieri, Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha
Esta pesquisa apoia-se nos conceitos de patrimônio esportivo, patrimonialização e patrimônio imaterial para analisar e identificar as diferenças e similaridades entre os processos de patrimonialização das práticas esportivas do Hurling (UNESCO, 2018) e do Bola Pesada (Niterói, RJ, 2015). Objetiva estabelecer e ressaltar a estreita relação entre a patrimonialização dos bens imateriais do esporte e sua salvaguarda, ressaltando o papel fundamental da pesquisa e da documentação no contexto desses processos e das ações de preservação a serem implementadas sobre os bens patrimonializados. Por
meio de pesquisa documental e de visitas técnicas, traça um comparativo entre o processo estabelecido pela UNESCO para a inscrição de um bem imaterial na Lista Representativa do Patrimônio Intangível da Humanidade e o processo estabelecido pelo município de Niterói, por meio de legislação própria, para o tombamento dos bens imateriais. Para tal, analisa o processo de inscrição do Hurling para a Lista Representativa do Patrimônio Intangível da Humanidade e o processo de tombamento do esporte Bola Pesada, decretado como Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói, sob o prisma de suas motivações e da documentação apresentada frente às exigências e às diferentes metodologias adotadas pela UNESCO e pela Prefeitura de Niterói. Conclui que o mero decreto de um bem como patrimônio, por meio de um processo desconectado de engajamento comunitário e de ações que envolvam sua pesquisa e documentação, não irá atingir o objetivo maior da patrimonialização: a salvaguarda e a transmissão futura deste patrimônio cultural.

Referência eletrônica do artigo:

MITIDIERI, Maria Cristina de A.; ROCHA, Luisa Maria Gomes de Mattos. Documentação do patrimônio imaterial do esporte. Do mundial ao municipal: o tombamento do “Bola Pesada” em Niterói. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX, 2018, Londrina. Anais do XIX Enancib. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018, p. 5634-5652. ISSN: 2177-3688. Disponível em: <https://figshare.com/articles/conference_contribution/Documenta_o_do_Patrim_nio_Imaterial_do_Esporte__Do_Mundial_ao_Municipal_o_tombamento_do_Bola_Pesada_em_Niter_i/12507866>. Acesso em: [inserir data de consulta].

DOI: 10.6084/m9.figshare.12507866

History