figshare
Browse
Cinema Patrimônio Cultural e Museu o processo musealização de filmes de animação de Jackson Abacatu pelo Museu da Imagem e do Sim de Belo Horizonte.pdf (1.53 MB)

Cinema, Patrimônio Cultural e Museu: o processo musealização de filmes de animação de Jackson Abacatu pelo Museu da Imagem e do Sim de Belo Horizonte - MG

Download (1.53 MB)
Version 3 2020-07-08, 17:44
Version 2 2020-06-24, 16:22
Version 1 2020-05-29, 14:36
conference contribution
posted on 2020-07-08, 17:44 authored by Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (NUGEP) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Ramon Vieira Santos, Elizabete de Castro Mendonça
O Cinema é compreendido como um importante elemento de expressão cultural de nossa sociedade e, que pode tornar-se patrimônio cultural por meio da musealização de seus bens culturais salvaguardados em instituições (museus, cinematecas e arquivos audiovisuais) responsáveis pela sua preservação física e informacional. O presente artigo busca estabelecer uma reflexão a respeito do processo de musealização de filmes de animação de Jackson Abacatu pelo Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS-BH). Fundamentado na discussão a respeito dos conceitos de Musealização e Patrimonialização pretende-se identificar e analisar as etapas e os valores envolvidos no processo de musealização filmes pelo MIS-BH. Para isso, parte-se do pressuposto de que o filme é um bem cultural realizado a partir dos processos audiovisuais, reconhecido como patrimônio cultural (audiovisual) por meio do seu agente institucional de patrimonizalização (MIS-BH). No entanto, são de fundamental importância o olhar histórico e seus atributos estéticos para chegarmos a valoração do objeto filme como patrimônio audiovisual. Dessa forma, examina-se o processo de musealização de filmes a fim de responder a questão apresentada optando-se pela abordagem dedutiva, no qual parte-se de inferências teóricas discutidas em torno dos conceitos de Musealização e Patrimonialização. Contudo, a análise deste estudo de caso almejou discorrer a respeito da política de aquisição de acervo, parte desse processo, envolvendo dois filmes de animação de Jackson Abacatu realizado pelo MIS-BH no ano de 2017.

Referência eletrônica do artigo:

SANTOS, Ramon Vieira; MENDONÇA, Elizabete de Castro. Cinema, patrimônio cultural e museu: o processo musealização de filmes de animação de Jackson Abacatu pelo Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MG. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XX, 2019, Florianópolis. Anais do XX Enancib. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2019, p. 1-19. ISSN: 2177-3688. Disponível em: <https://figshare.com/articles/conference_contribution/Cinema_Patrim_nio_Cultural_e_Museu_o_processo_musealiza_o_de_filmes_de_anima_o_de_Jackson_Abacatu_pelo_Museu_da_Imagem_e_do_Sim_de_Belo_Horizonte/12355412>. Acesso em: [inserir data de consulta].

DOI: 10.6084/m9.figshare.12355412

History