figshare
Browse
qualificacao.pdf (2.93 MB)

Caracterização das Populacṍes Estelares da Via Láctea

Download (0 kB)
thesis
posted on 2013-10-10, 17:35 authored by Gustavo BragançaGustavo Bragança

Monograifa para Exame de Qualificação no programa de doutorado do Observatório Nacional, Brasil.

Resumo:
Nesta monografia, relataremos os principais tópicos discutidos atualmente sobre as populações estelares do halo, bojo e disco Galáctico.
Na última década, foram feitas várias descobertas de subestruturas e sobredensidades no halo e no disco que corroboram a ideia de canibalização de galáxias e o modelo hierárquico de formação da Via Láctea.
Alguns aglomerados globulares apresentam presença de múltiplas sequências principais e (anti)correlação entre razões de abundâncias de elemento químicos, o que alguns autores sugeriram ser fruto de múltiplas populações nestes aglomerados.
Há evidências de que o halo possa ser dividido em duas componentes, porém há discordância sobre os resultados das análises destas evidências. No disco, há várias evidências de uma dicotomia, entretanto resultados mais recentes possivelmente apontam o contrário.
O bojo possui uma população intrigante que possivelmente é mais enriquecida em metais quando comparada às populações do halo e do disco, e ainda não há um cenário completo que explique a formação desta população.
Esta monografia, assim como sua apresentação e defesa, faz parte do exame de qualificação do programa de doutorado do Observatório Nacional.

 

 

History

Usage metrics

    Licence

    Exports

    RefWorks
    BibTeX
    Ref. manager
    Endnote
    DataCite
    NLM
    DC